segunda-feira, 2 de março de 2009

Hífen não!

Ontem, em seu artigo no Estado de S.Paulo, Evanildo Bechara afirma (e o que ele afirma, no âmbito da ortografia, hoje, no Brasil, é lei) que não se emprega mais o hífen com o advérbio "não" com função prefixal: não agressão, não alinhado, não combatente, não violência, não ficção, não participação, não fumante, não beligerante...

Todos estão cientes desta novidade? No jornal O Globo já li algumas vezes "não-ficção", e é assim também, com hífen, na lista dos mais vendidos da Revista Veja. No próprio Estadão, em 30 de janeiro deste ano, um dos títulos do caderno de notícias internacionais era: "Coreia do Norte anula acordo de não-agressão com Seul", acertando o "Coreia", mas errando no hífen de "não-agressão".

5 comentários:

  1. Oi, Gabriel. Eu já sabia disso, mas ainda estou tentando entender o que é realmente essa "função prefixal", ainda não tive tempo de pesquisar. Vc pode postar algum esclarecimento para nós?

    ResponderExcluir
  2. O certo é auto controle ou auto-controle??

    ResponderExcluir
  3. O texto do acordo dispõe expressamente que a grafia correta é CO-HERDEIRO. No entanto, em dicionário lançado pela Academia Brasileira de Letras, menciona-se que a grafia exata é COERDEIRO E COERDAR. Então como fica a situação? A ABL tem legitimidade para fazer esse tipo de mudança? qual das disposições valerá para nós? Agradeço desde já pelos esclarecimentos vindouros. :)

    ResponderExcluir
  4. Wallace, dá uma olhada nesse link: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1301368 e você verá que o texto do acordo está de acordo com a ABL e, logicamente, estamos todos de acordo!

    ResponderExcluir
  5. Eu já sabia disso, mas prefiro usar o hífen...
    Estou dando a mínima para o novo acordo...

    ResponderExcluir