Uma pessoa me pergunta: "O certo é auto controle ou auto-controle??"
O certo é "autocontrole", antes e depois do Acordo. Mas a pergunta mostra que às vezes perdemos o controle e já não sabemos o que mudou ou deixou de mudar.
São dúvidas grandes ou pequenas, não importa. Outra pessoa me perguntou como classificar as letras que foram agora incorporadas ao alfabeto português: K, W e Y.
Essas novas (mas antigas!) letras deverão ser classificadas em vogais ou consoantes conforme a pronúncia. O K será sempre consoante, pois sempre é pronunciado como o C antes de A, O, U, e como o dígrafo QU antes de E e I. Já o Y será vogal (ou semivogal), porque normalmente é pronunciado como I.
A letra W é mais versátil. Pode ser vogal ou consoante. Será vogal ou semivogal em "show", "Windows", "whisky", "Wikipédia"... Ou consoante, em "wittgensteiniano", "Volkswagen"...
Há quem afirme que devemos chamá-los ainda de empréstimos linguísticos, mas acredito que o Acordo lhes deu plena cidadania.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
De que fonte isso foi extraído?
ResponderExcluirDe que fonte essas informações foram extraídas?
ResponderExcluirEstas informações podem ser encontradas no livro de Evanildo Bechara, O que muda com o novo acordo ortográfico (Editora Nova Fronteira).
ResponderExcluir