sábado, 28 de fevereiro de 2009

Notícias de Fortaleza

A mídia contribui para a assimilação do Acordo Ortográfico adotando as novas regras com a máxima rapidez e, sobretudo, com a máxima coerência.

A partir de amanhã, 1º de março, as empresas do Grupo de Comunicação O POVO, de Fortaleza (CE), passarão a implantar as mudanças ortográficas previstas. Trecho do texto oficial:

"Todos os profissionais das Redações do O POVO, da rádio O POVO/CBN, da TV O POVO, do O POVO Online e da Fundação Demócrito Rocha passaram por um curso sobre as mudanças implantadas com a reforma ortográfica.

"O treinamento foi ministrado pelo professor de português Myrson Lima, autor do material didático entregue a todos os participantes. O editor-chefe-executivo da Redação do O POVO, Erick Guimarães, diz que a iniciativa do Grupo merece destaque, já que o Brasil tem até o ano de 2013 para se adaptar às mudanças. Mas dois meses depois de o acordo começar a valer, o Grupo de Comunicação O POVO já o toma como referência.

"'É importante o jornal se antecipar. É um processo de mudança cultural, mas o jornal cumpre sua função educativa quando implanta logo as mudanças', afirma Erick. Para o reitor da UniOPOVO, Sérgio Falcão, instituição que promoveu e organizou o curso, a escolha do professor foi fundamental neste processo. 'O professor Myrson Lima é uma referência nacional no ensino de português e a adoção da nova ortografia pelo Grupo é o grande diferencial das empresas que se preocupam com o aprofundamento dessas mudanças', ressaltou Sérgio Falcão. Para ele, o treinamento não foi uma mera aula, mas evoluiu pelo nível de discussão proporcionado a partir do debate entre jornalistas e professor.

"De acordo com o professor Myrson Lima, a adoção da nova ortografia pelo Grupo de Comunicação O POVO reforça o trabalho social do jornalismo com a educação. 'O jornal tem um papel educativo muito forte. Quando ele adota o acordo ortográfico, o leitor passa a se familiarizar. É uma forma de educar', afirma o professor. Ele acrescenta que, a partir disso, os meios se tornam mais globalizados, já que um leitor de outro país que fale português passa a entender melhor o conteúdo. Myrson Lima destaca as vantagens de O POVO Online também passar a adotar a nova ortografia, já que a linguagem do portal é mais dinâmica. 'Para o desempenho do jornalismo, o acordo é um instrumento de simplificação. Facilita um pouco a grafia de algumas palavras, como, por exemplo, a diminuição de tanto hífen', cita. Para ele, ainda há muita desinformação quanto ao acordo e bastante resistência também."

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