No final das contas, "bem-vindo" ou "benvindo"? "Bem-feito" ou "benfeito"?
Segundo o texto do Acordo (cf. Base XV, 4º), o certo seria "benfeito": o advérbio "bem" aglutina-se com um segundo elemento que não começa por vogal ou h. Também "benvindo".
Evanildo Bechara conclui — "benfeito" é homófono de "bem-feito", mas são palavras com significados distintos "que o bom-senso e a fidelidade à intenção comunicativa mandam distinguir graficamente". "Bem-feito", adjetivo, teria a ver com o que é elegante, feito com esmero. Ao passo que o substantivo "benfeito" estaria ligado à ação de fazer o bem.

No caso de "bem-vindo" e "benvindo", o primeiro é adjetivo, aquele que é
bem-aceito num grupo, numa comunidade. O segundo é nome próprio, "Benvindo", como no caso de Dr. Benvindo de Salles, uma das maiores autoridades no Brasil em orquídeas!
Porém, a regra diz que quando o prefixo termina com consoante e o radical e inicia com consoante diferente, usa-se o hífen. Neste caso, fica BEMVINDO (infringindo uma outra regra ortográfica que reza: usa-se "m" antes de "P" e "B".
ResponderExcluirAntes!!! como nas palavras TAMBÉM, TAMPOUCO, mas em BEMVINDO???
ResponderExcluirNo Volp não existe mais "bem-feito", só "benfeito".
ResponderExcluirA Academia Brasileira de Letras, responsável pela língua pátria, diz o seguinte:“Pelo novo acordo, o prefixo bem só não terá hífen se o segundo elemento for um derivado de fazer ou querer: benfeito (a), benfeitor, benfazejo, benfeitoria, benquerer, benquisto, benquerença etc. O advérbio bem é usado com hífen em todos os outros casos: bem-administrada, bem-elaborada, bem-estar, bem-criado, bem-falante, bem-ditoso, bem-aventurado, bem-humorado, bem-vindo(s), bem-te-vi, bem-sinalizado, bem-sucedido, bem-nascido etc.”
ResponderExcluircacete, não sei mais como escrever!! que des-espero!!
ResponderExcluirIdem....Não aguento mais pesquisar sobre....
ResponderExcluirAFINAL, É BEM-VINDO OU BENVINDO?
ResponderExcluirSe nem os doudores ou a pr[opria academia sabem, por que eu tenho que saber se é bem-vindo ou benvindo???? Eita reformazinha porca!!!
ResponderExcluirEntão, moro em goiânia e o presidente Lula esteve aqui, estava observando uma faixa com a escrita: Seja Benvindo Presidente Lula, foi então que tive a curiosidade de procurar a forma correta de escrever esta palavra, só que a duvida aumentou, alguém sabe qual é a forma correta????
ResponderExcluirSou revisora de textos e o padrão adotado é o estabelecido pela Academia (consta no VOLP, 5ª edição):
ResponderExcluirbem-vindo
Benvindo (nome de homem)
benfeito(a) em qualquer sentido ou classe de palavra
AGORA COM ESSA REFORMA ORTOGRÁFICA FICOU MAIS DIFÍCIL DE SABERMOS QUAL A PALAVRA CORRETA, BEM VINDO OU BEM-VINDO.
ResponderExcluirSIMONEY DE OLIVEIRA FERREIRA
SANTANA - AP
O Professor Pasquale, autoridade em "Nossa Língua Portuguesa" acabou de dizer no programa homônimo da Rádio Cultura que é bem-vindo.
ResponderExcluirCom toda essa ausência de entendimento sobre a nova ortografia, os nossos deputados aprovaram o que nem sabiam do que tratava, para satisfazer aos acadêmicos que, agora, lavam as mãos. E o país gastou milhões para desaprendermos e ficarmos no limbo. Regina
ResponderExcluirConcordo plenamente, essa informação desinformadora, é complicado!!!!! ficamos praticamente nus...
ResponderExcluirCoitadinhas de nossas crianças e seus respectivos professores!!!!!
ResponderExcluirVou escrever em latim sem medo de errar: Salve!
ResponderExcluirAcredito que escrever com clareza seja o mais importante. Ninguém desqualificaria um texto só poruqe o autor escreveu benvindo ou bem-vindo... uiiiii que dúvida!
ResponderExcluirA forma correta é "dúvida", com acento agudo no u.
ResponderExcluirComo não sabemos e como está confuso, mudemos a palavra. Em vez de benvindo ou bem-vindo ou bemvindo, esceveremos 'saudamos' a todos ...
ResponderExcluirQuanto ao Bem-vindo no sentido de acolher, está claro no comentario acima, do dia 22/09/2009. Basta ler que está bem claro. O problema ficou nos tremas. como dizer a um estrangeiro queijo se lê keijo e não cueijo, e que frequência se lê frecuência e não frekência. Nesta questão (LEIA-SE kestão ou cuestão?) apanharam FEIO.
ResponderExcluirO comentário do dia 26/02/2010, da Digna Revisora de Textos, é muito bem colocado e dirime boa parte das dúvidas. É necessário admitirmos a correta escrita e fala. Afinal., somos um grupo cultural e linguístico, De nada vale nos escondermos em desculpas mesquinhas e enfadonhas. Feliz de quem busca e entende a filologia da língua que fala.
ResponderExcluirAprenda então a usar a pontuação correta.ohhhhh filologicamente correto (a)
ExcluirÉ necessário admitirmos a correta escrita e fala. Afinal*.,* somos um grupo cultural e linguístico *,* De nada vale nos escondermos....
Usei * * para sinalizar os seus deslizes
"A Academia Brasileira de Letras, responsável pela língua pátria" -- desculpe-me, mas é uma academia que abriga Paulo Coelho e José Sarney. Não reconheço sua autoridade sobre a MINHA língua pátria de forma nenhuma.
ResponderExcluirAmigos, já está claro que essa "disforma ortográfica", como a chamo, deve ser desfeita o quanto antes. Mudaram o que não precisava mudar, e as estranhezas de antes continuaram. Ou seja, tranformaram a língua em um monstro de Frankenstein e, pior, sozinho e sem noiva: os outros países não a adotaram, não devem adotar e nem precisam.
Pelo fim imediato dessa vergonha que nos foi imposta.
A academia precisa de gente nova p/ assumir a BADERNA que virou, e escrever com K o que tem som de K (EX: kaza)com Z o que tem som de Z, som de S com S, e assim por diante, parar com a palhaçada, sofrem os alunos e professores, basta observar os jovens escrevendo nos msn, orkut, twiter... tudo "errado" ???? o que vs. acham?? Axam??
ResponderExcluirAS CRIANÇAS EM ALGUMAS ESCOLAS APRENDEM QUE O Nº 14 CATORZE, EM OUTRAS QUATORZE, NOS CHEQUES APRENDIA-SE CATORZE, E ...COMOM´´E´´?
ResponderExcluirSerá que Portugal realmente tirou o "c" da palavra "acção"? Teremos que esperar uns 5 anos para ver se essa folia ortográfica vai servir lá também.
ResponderExcluirRealmente acho que deveríamos nos preocupar com coisas mais importantes do que essa mistura de fonemas e caracteres históricas, afinal levamos uma vida inteira para aprender essas coisas, olha:
ResponderExcluirbem-vindo ou benvindo? Há quem diga que se escreve as duas formas como adjetivo,
veja o que diz o dito Prof. Pasquale da TV Escola:
(http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/hifen-bem-vindo.htm)
berinjela ou beringela? "Quebramos a cabeça" para lembrar a forma correta e quando vamos ao dicionário, vemos:
berinjela no Brasil
beringela em Portugal
Cálix, mas se lê com som de kális
e o plural é cálices!
Garagem, garage, garajem ou garaje?
É garagem, mas também é garage.
E pior:
é enchugar ou enxugar?
é inchado ou inxado?
Vivemos 100 anos e nunca sabemos com segurança o que é assim e o que é assado.
E pra quê?
Deveríamos simplificar nossa escrita e facilitar para nossos pequenos estudantes.
E acabar com esse papo de xis com meia dúzia
de sons.
Hexa lê-se /eksa/
Meu Deus! É grego antigo!
É do tempo em que os gregos antigos estavam aprendendo a escrever ainda.
É o presente que os gregos deixaram para nós.
""Bem-feito", adjetivo, teria a ver com o que é elegante, feito com esmero. Ao passo que o substantivo "benfeito" estaria ligado à ação de fazer o bem."
ResponderExcluirpra mim não faz sentido: 1. se a palavra é benfeitor, aí tudo bem!
2. já que foi citado o bom senso e fidelidade à intenção comunicativa: o feito com esmero, adjetivo, faz mas sentido pra mim ser bem feito, sem hífen. feito de maneira boa.
3. concordo com o benfeito quando substantivo.
4. existem benvindo e também bemvindo como nomes próprios.
5. Grato pela pela iniciativa das suas publicações, me auxiliou mesmo!
Pois é pessoal. Parece que os gramáticos querem mesmo é vender livros. Ora bolas, escrevemos a palavra "hoje" com "h" porque em latim escrevia-se "hodie". E daí? Que tal escrever "oje" sem o "h"? Para mim não iria mudar nada. Por fim, escreveríamos bem vindo, sem hífem (e por quê não ífem?. Por enquanto eu escrevo bem-vindo, e se amanhã eu mudar de idéia, escreverei benvindo (se é com letra minúscula, não pode ser nome de pessoa, certo? Se for no início da frase, vai depender do sentido da mesma.) porque qualquer cidadão verá que é a mesma coisa.Fico de "camarote" enquanto vocês discutem. Abraços a todos.
ResponderExcluirÉ por escreverem como falam que chegamos a este ponto. Caso aprendessem a escrever, isto não seria necessário.
ResponderExcluirCinco estrelas! :)
ExcluirApesar de tudo, amo nossa língua e adoro pesquisar quando me surgem as dúvidas!
ResponderExcluirEssa reforma foi uma forma que acharam de transformar os brasileiros em analfabetos, como o então presidente Lula, um dos defensores dessa mediocridade.
ResponderExcluirObrigada por esclarecer minha dúvida e explicar o porquê.
ResponderExcluir