domingo, 22 de fevereiro de 2009

Furo!

"Perfeição... só no céu!", diz a minha mãe. A Folha de S.Paulo de hoje demonstrou que o Acordo, embora altere a grafia de apenas cinco palavras entre mil, é mais traiçoeiro do que parece.

No título do texto assinado por Eliane Cantanhêde (na prestigiosa página 2!), "constroi" em lugar de "constrói", e "destroi" em lugar de "destrói". Quem disse que este acento caiu nas palavras oxítonas? No último parágrafo, outro "destroi".
Claro, não é o fim do mundo. Apenas um furo!

12 comentários:

  1. Não simpatizo com a colunista da Folha, mas é impressionante como tem gente que só se preocupa em "desconstruir", em "detonar" os outros. Ela errou, paciência... Mas, não... O importante é patrulhar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, patrulhar sempre! É nosso dever. Um periódico desse renome é referência para leitores comuns e também para estudantes, ou seja, futuros colunistas em potencial. Imagine se seu filho (tenha ou não filhos) se baseia neste texto para escrever outro, tendo convicção de que a Folha de S.Paulo jamais erraria?! Pense nisso! Não seja tão paciente com questões tão relevantes para o desenvolvimento de nossa sociedade. Patrulhe mais meu caro, patrulhe mais! Parabéns Gabriel.

      Excluir
    2. Perfeita sua resposta, até porque o autor do blog em nenhum momento foi ofensivo ou grosseiro, então, tá valendo muito a correção e o propósito dele.

      Excluir
    3. Eu acho que o assunto está totalmente voltado para o blog, que trata da Nova Ortografia. Na verdade, um prato cheio! E também assino embaixo da resposta da Rita Cassiano.

      Excluir
  2. Salve a língua portuguesa. Viva Gabriel!

    ResponderExcluir
  3. "Que os portugais morram à míngua. Minha pátria é minha língua. Salve, Mangueiraaaaaaaaaaaaa!" Caetano Veloso

    ResponderExcluir
  4. Porque dizemos que um rio cheio de peixes é "piscoso"?
    Alguma conexão com uma língua morta que não existe?
    Ou chamamos o peixe de "pisco" ou o rio de "peixoso"!

    Porque se escreve "caixa torácica" (de torax) se podemos escrever "taxímetro" do Taxi?
    Vamos escolher: "torac" e "torácica" OU "tórax" e "toráxica".

    Que tal?

    ResponderExcluir
  5. Em Portugal escreve-se caixa toráxica!
    Tenham vergonha. Em qualquer país de expressão portuguesa de fala e escreve melhor que aí. Isso não é criatividade, é ignorância!

    ResponderExcluir
  6. Em muitos lugares se escre diferente!

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Obrigada, Gabriel. Essas reformas da língua nos confundem, mas as línguas se movem, evoluem. O português é a minha pátria. Nina Ferraz- SP

    ResponderExcluir
  8. A Língua Portuguesa é muito complexa. E atire a primeira pedra quem nunca errou em NADA na língua! Sou professora de Língua Portuguesa e vivo estudando pra ensinar. E sei que morrerei sem saber TUDO... É claro que o erro pode ter sido na impressão. Já escrevi artigos para jornais (pequenos) da minha cidade e descobri erros que não eram meus! Dava uma raiva tremenda, por isso não escrevo mais; já que não posso corrigi-los antes da impressão.

    ResponderExcluir
  9. E olha eu aqui, alguns anos depois, bicho velho, com 44 anos, professor de direito, escrevendo uma prova para meus alunos, achando que escrevo bem, e com dúvidas sabe em quê, sobre se escrevo "constrói" ou "constroi", em face das mudanças no acordo ortográfico. Está de parabéns o Gabriel com o seu texto. E é claro que a Folha tem que ser repreendida. Se eu me preocupo em pesquisar para não errar, imagine o que os órgãos de imprensa escrita têm que fazer. É ônus da profissão. Escolheram a palavra como seu instrumento de trabalho. Logo, usem-na da forma corretinha. Um abraço a todos! Romero Alencar. Recife/PE. 27/02/2017

    ResponderExcluir