terça-feira, 24 de março de 2009

Põe hífen... tira hífen...

"Vaga-lume", por exemplo, antes, era escrito assim e também sem hífen: "vagalume". As duas possibilidades estavam autorizadas pela 4ª edição do Vocabulário Ortográfico. Nesta atual 5ª edição, somente a forma hifenizada é permitida.

A 4ª edição nos ensinava que o certo era escrever o verbo "sotopor" sem hífen, e o adjetivo "sotoposto" (ô) também sem hífen. A 5ª edição agora registra a grafia "soto-pôr", sistematizando o hífen em todos os vocábulos iniciados pelo prefixo "soto-". Mas "sotoposto", o particípio passado do verbo, ficará sem o "tracinho trapalhão", bem como as formas conjugadas "sotopus", "sotopuseste", etc.

Por vezes, porém, nem o Volp nos ajudará. O Dicionário Houaiss traz a palavra "super-alma", conceito transcendentalista na filosofia de Ralph Waldo Emerson (1803-1882). Talvez o hífen tenha aparecido por influência do título em inglês, The Over-Soul, que com hífen o autor escreveu. Mas este uso contraria a regra segundo a qual só empregamos o hífen com o prefixo "super-" quando o segundo elemento começa por "h" ou "r".

Na 4ª e na 5ª edições do Volp não aparece este vocábulo. Continuará sendo uma exceção? Ou se tornará "superalma", sem hífen, ao lado de "superaltar", palavra que não consta do Houaiss?

4 comentários:

  1. Ajudou a tirar minha duvida. Obrigado! www.licoescorporativas.com

    ResponderExcluir
  2. Os vaga-lumes pela beleza e pelos fachos de luz que carregam e proporcionam deslumbramento em locais mais escuros onde a natureza ainda impera não deveriam ter hífen. Os vagalumes vagam acima da nova ortografia luso-brasileira (com hifen ou sem hifen??)
    Parabéns, professor Gabriel, pelas explicações. abçs

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente - deveria caber aos vagalumes vagarem acima da nova ortografia. Cada coisa que vão se incomodar,aff! Obrigada pelo esclarecimento doutor

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por resolver o meu dilema. Depois de meio século de existência e tentando compreender o uso do hífen, me aparecem estes idiotas idiotizando ainda mais a nossa ortografia. Cretinos!

    ResponderExcluir