sexta-feira, 27 de março de 2009

Espírito "revisador"

Amanhã comemora-se o Dia do Revisor. Em 2001, escrevi um texto a respeito.

O Novo Acordo Ortográfico trouxe trabalho para os revisores. Mas todos podemos e devemos cultivar um pouco desse espírito "revisador". Ler e reler nossos textos, em busca das falhas e deslizes. E, nesses tempos de transição ortográfica, ficar atentos ao que mudou... ou não mudou.

Meus parabéns aos revisores! E a todos os que revisam (e se revisam) todos os dias!

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-lo por este blogue, que visito com alguma frequência.

    Entretanto, fico encafifado com uma coisa: porque as datas das postagens têm o nome do mês começada por letra maiúscula?

    No Brasil, não é lícito escrever nomes de meses com letra maiúscula fora do começo de frases pelo menos desde 1943:

    Formulário Ortográfico de 1943, Base XVI, 4° observação: "Os nomes dos meses devem escrever-se com inicial minúscula: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro."

    No mesmo espírito, diz o Acordo Ortográfico de 1990, Base XIX, 1°, c: Nos nomes dos dias, meses, estações do ano: segunda-feira; outubro; primavera.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu trabalho na ULBRA Carazinho, ontem, onde sou professora dos Cursos de Pedagogia e Educação Física. Quero parabenizá-lo pela forma bem humorada, criativa e muito inteligente com que aborda a temática do Novo Acordo Ortográfico. Parabéns e obrigada pela oportunidade em aprender com sua sabedoria e humildade! Um abraço! Eloisa de Avila

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gabriel!
    Obrigada pela lembrança do "meu dia"!!
    Izabel Bueno
    Revisora de Textos

    ResponderExcluir