terça-feira, 7 de abril de 2009

Notícias (desencontradas) de Portugal

Às vezes sinto receio de que o Brasil fique falando sozinho sobre o Novo Acordo Ortográfico. Terá sido acordo de um só signatário? Leio no jornal Mundo Português, cuja edição virtual foi atualizada hoje:

Acordo Ortográfico: Ministérios não se entendem sobre entrada em vigor

O ministério da Cultura fala em maio mas o da Educação diz que não entrará em vigor antes de ano e meio. O novo acordo ortográfico tem dado que falar em Portugal e ninguém parece entender-se.

Como anunciámos na edição passada a data de 5 de maio era apontada como uma possibilidade para a entrada em vigor do novo acordo ortográfico. Isto apesar do Ministério da Educação já ter deixado a garantia de que o Acordo Ortográfico, mesmo depois de estar inicialmente prevista para o ano letivo de 2009/2010, não entrará em vigor, em Portugal, antes de ano e meio.

No Parlamento, o secretário de Estado adjunto e da Educação já fez saber que não existe um calendário previsto para a introdução das novas regras. Jorge Pedreira frisou que vai existir um período de transição que as escolas vão usar. Entretanto, os professores estão apreensivos e expectantes quanto à inexistência de uma data concreta para a aplicação nas escolas do Acordo Ortográfico em vigor desde o início do ano. Refira-se que no Brasil, as escolas já estão a preparar a aplicação do novo Acordo Ortográfico, disponibilizando aos professores ações de formação sobre as novas regras.

O Novo Acordo implica a mudança em 1,6 por cento dos vocábulos portugueses mas a verdade é que as dúvidas têm surgido de dia para dia. No Brasil as novas regras já estão a ser adotadas de forma voluntária em alguns sítios, embora a obrigatoriedade só aconteça em 2012, sendo que até lá as duas ortografias serão aceites. Em Portugal 2014 é a meta para a uniformização gráfica da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário