Vez ou outra a Folha de S.Paulo é infiel ao Acordo. E nesta fase de transição, pequenas infidelidades podem atrasar o processo de assimilação por parte dos leitores.
A palavra "fiéis" continua acentuada. Provavelmente quem escreveu o título desta matéria (publicada ontem, dia 4) confundiu-se, pensando que o ditongo aberto "ei" deveria perder o acento, como acontece em "ideia", "ureia", etc.
O curioso é que na legenda da foto lemos "fiéis", palavra oxítona, o que a exclui da regra que alterou as paroxítonas citadas acima. Em letras maiores, "fieis" sem acento rouba a cena...
Parabéns!
ResponderExcluirHoje mesmo cometeram esse erro na Folha! Escreveram "fieis" sem acento, inclusive no título de uma reportagem. Fiquei preocupada porque eu coloco acento nesses plurais que geralmente são oxítonas, aí vim procurar mas foi erro deles msm então né...
ResponderExcluirO ruim é que muita gente absorve informação errada desse jeito =.=
Concordo que essa infidelidade atrasa nosso processo de assimilação, pois de certa forma nós confiamos no que estamos lendo, e de repente, fica aquela pulga atrás da orelha.
ResponderExcluirO que dificulta ainda mais é, por exemplo, em locais oficiais (como na Plataforma Lattes) eles ainda escrevem "co-autores", o que na realidade na nova regra o correto seria "coautores", como é agora "coerdeiro", que antes era "co-herdeiro".
ResponderExcluir