sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Vamos todos adoptar o Acordo?

Os portugueses fazem distinção entre "Português Europeu" e "Português do Brasil". Tal distinção tende a ser menos marcada a partir de agora, pelo menos na escrita. O Acordo foi pensado com este objetivo. Nós, brasileiros, costumamos nos referir ao "Português de Portugal". Contudo... o Português não é de ninguém. É de todos aqueles que "moram" neste idioma.

O sucesso do Acordo dependerá de que todos comecemos a adotar... ou adoptar as novas regras! Sem mais adiamentos ou desculpas.

Há resistências aqui e lá. Resistência também nos países africanos, porém com menos intensidade. Em alguns casos, na África, o problema é que o Acordo Ortográfico não é tão urgente quanto outras questões, até mesmo de sobrevivência e organização social.

As resistências nascem da dificuldade natural e compreensível de aceitarmos mudanças. Quem já passou 30 anos escrevendo de determinada forma, não consegue, da noite para o dia, desprender-se de certos hábitos. Mas quem tem flexibilidade para fazê-lo... demonstra verdadeira capacidade de escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário