segunda-feira, 8 de junho de 2009

Revisores e o Acordo

Uma interessante matéria no jornal paranaense Gazeta do Povo:

A professora aposentada Valquíria Mollinari, 62 anos, ainda está na ativa. Mas não em sala de aula. Com a implantação do acordo ortográfico da língua portuguesa no início do ano, o mercado de trabalho para os revisores se aqueceu. Ela, que até então fazia trabalhos de revisão como free-lancer para a Editora Positivo, foi contratada pela empresa para essa atividade minuciosa. “Não é um trabalho somente ortográfico. Para nos certificarmos de que está tudo certo é preciso entender o texto e o contexto do que estamos lendo. É necessário fazer a interpretação. Uma vírgula fora do lugar pode comprometer o sentido”, conta.

O dia-a-dia é tradicional, descreve Valquíria, com 8 horas de trabalho por dia, cartão de ponto e escritório. A diferença mais marcante está no silêncio, que predomina durante o expediente para favorecer a concentração e a atenção da equipe, requisitos para o bom desenvolvimento do trabalho.


(A matéria prossegue, mas vale a pena notar que "dia-a-dia" não se escreve mais com hifens. O jornal precisaria de um revisor que atentasse para isso...)

Um comentário:

  1. Por que juntou? Infanto é redução do radical infantil. Por que o texto do acordo não explica o motivo da escrita "infantojuvenil"? Virou também falso prefixo?

    ResponderExcluir