quarta-feira, 30 de setembro de 2009
O Acordo vai avançando
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Pensamento ortográfico do dia
sábado, 26 de setembro de 2009
Pensamento ortográfico do dia
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Pensamento ortográfico do dia
(Sara de Almeida Leite, linguista portuguesa, uma das autoras do livro S.O.S. Língua portuguesa: guia temático para resolução de dúvidas em português, pela Editora Verbo)
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Curso virtual
Alguns dos tópicos a serem abordados: a importância da língua portuguesa no mundo, mitos a respeito do Acordo Ortográfico, história da ortografia da língua portuguesa, os acordos anteriores, opinião de especialistas sobre o Acordo Ortográfico, discussões em torno das mudanças no uso do hífen...
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Pensamento ortográfico do dia
sábado, 19 de setembro de 2009
Em busca do hífen perfeito
Então, se quero saber se "rabo de galo" tem hifens, descubro...

Segundo o Volp, temos "rabo de galo" sem hífen, se for o aperitivo, e "rabo-de-galo" com hífens quando se trata da flor, também conhecida como "flor-da-imperatriz". Lembrando, porém, que foi em recente aditamento que a ABL corrigiu a ausência de "rabo de galo".

No Houaiss, só encontramos "rabo-de-galo", a flor, mas nada de bebida.
No Aurélio, temos "rabo-de-galo" e "rabo de galo", explicando que este último se trata de tradução de cocktail.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Mais um livro sobre ortografia

Conversamos sobre as questões polêmicas que a ortografia suscita, o interesse dos advogados pelas novas regras, a reação lusitana, a indiferença de boa parcela da população.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Dias contados
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Pensamento ortográfico do dia

"O Acordo Ortográfico está em vigor no Brasil desde janeiro de 2009. Ele hoje norteia a ortografia oficial brasileira. Muito esforço e dinheiro já foram despendidos em aplicá-la. Já integra livros didáticos, dicionários, gramáticas, a imprensa. Já é parte do currículo escolar. A esta altura, a incipiente revolta contra sua adoção implicaria mais problemas do que soluções.
"Mais factível e mais construtivo do que repensar do zero a reforma — independentemente do rumo que outros países lusógrafos derem ao Acordo — será partir da nova ortografia e, nos dois anos e meio oficiais de adaptação, corrigir (inclusive , e para começar, no VOLP), por meio de diálogo e consenso, o que for necessário ou conveniente corrigir, como no processo normal na evolução do uso e das regras de uma língua."
(Paulo Geiger, editor)
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Notícias de Uberlândia (MG)
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Palestra sobre o Acordo

segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Arroubo nacionalista

Disse eu a ele que deve continuar a falar como bem quiser, mesmo porque as regras ortográficas têm a ver com a escrita, e não com a fala...
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Errar é humano... e imortal
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Notícias de Aracaju
O curso está direcionado aos servidores do tribunal de Sergipe, o que torna ocioso informar horário, endereço etc., mas é sempre bom saber que há iniciativas desse gênero.