sábado, 31 de outubro de 2009

O Acordo e o mundo lusófono

O Brasil lidera as atividades de implantação do novo Acordo, apesar dos pesares. Ainda serão necessários uns 10 anos para a total absorção das novas regras. Mas estamos caminhando. Caminhando mais do que Portugal, haja vista as resistências internas, e mais do que Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, em cujos debates nacionais ortografia não tem espaço. Outras prioridades há, e compreende-se.


Já Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde estão se esforçando por adotar a nova ortografia, por entenderem os benefícios que isso trará a seus países.

sábado, 24 de outubro de 2009

Notícias de Caçador (SC)

Cheguei hoje de Caçador, bela cidade de Santa Catarina, que possui pelo menos três jornais de circulação diária. Lendo as edições de ontem, vi que a adoção do Acordo ainda é, para esses jornais, uma conquista a se fazer.

O Informe não adotou: encontrei um "freqüentes" e uma "Assembléia".

O Extra, que tem alguns problemas graves de revisão, parece que adotou, com uma "ideia" sem acento, mas um "Ipoméia" acentuado faz pensar que aquele acerto pode ter sido por acaso.

O Folha da cidade tem uma "Assembleia" sem acento, mas na página 2 aparece uma "conseqüência". Acertou por acaso? Errou por inadvertência?

São três jornais modestos, o que não justifica a indiferença pelo Acordo. Seria, ao contrário, uma forma de ajudar os caçadorenses a assimilar as novas regras!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Curso em novembro

No dia 14 de novembro, vou ministrar um curso sobre o Acordo na Editora Vida, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (011) 2618-7000 ou pelo e-mail atendimento@editoravida.com.br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pensamento ortográfico do dia

"O Acordo existe e passou por umas quantas cabeças de um lado e de outro. Se for preciso, sentem-se outra vez à mesa, puxem as esferográficas e avancem, que isto já se está a tornar caricato."

(José Saramago)

domingo, 11 de outubro de 2009

Pensamento ortográfico do dia

"É urgente desdramatizar as questões do Acordo. Há diferenças, mas as pessoas não precisam de entrar em pânico, até porque há regras que só vêm simplificar."

(Graça Castanho, professora da Universidade dos Açores)

sábado, 10 de outubro de 2009

Acordo agendado para 2010...

Em 2009, digamos (num "chute" calculado) que cerca de 40% dos brasileiros alfabetizados entraram realmente em contato com as novas regras ortográficas. Ainda estamos por fazer do Acordo uma prática.

Entre alguns auxílios, proponho a compra da Agenda gramatical 2010. Adquiri ontem a minha, em Porto Alegre. É desta cidade a editora que a criou e comercializa: Editora Age.

Para alguns ainda é cedo, mas eu já estava precisando de agenda para o ano que vem. Aceleração do tempo ou o que seja, a agendinha é bem simpática e a cada dia ensina um pouco da nova Ortografia. São dicas objetivas e muito úteis, sob os cuidados de Paulo Flávio Ledur.